CURIOSIDADES – CORPO E VERÃO

Você está careca de ler ou ouvir nutricionistas e adeptos da saúde perfeita afirmando que no verão precisamos tomar muita água e que é necessária uma alimentação específica.

Mas qual a justificativa para esse cuidado com o organismo no verão?

Bem, você sabia que o principal desafio que o corpo enfrenta é manter sua temperatura normal em torno de 36ºC?

Motivo? Em virtude dessa alteração climática que ocorrem mudanças no organismo para que a adaptação ao novo clima ocorra sem maiores problemas à nossa saúde. Dentre elas, o mecanismo de resfriamento do corpo é essencial, ocorrendo por meio da transpiração, popularmente conhecida como suor. Como suamos constantemente no verão, perdemos quantidades consideráveis de água e sais minerais, como o sódio e o potássio, por isso a importância da hidratação nessa época do ano.

ÁGUA E ORGANISMO

O corpo humano é formado por aproximadamente 60% de água, fundamental para diversas funções vitais do organismo, lembrando que 1 a 2% de perda de água já leva a alterações na função cognitiva, com prejuízos na percepção visual, memória e atenção. Assim, a ingestão de líquidos deve ser constante ao longo do dia e nunca devemos esperar ter sensação de sede, pois esse já é um sinal de desidratação.

ALGUNS ALIMENTOS SÃO ESSENCIAIS:

Inclua na alimentação diária alimentos ricos em fibras, como milho, aveia, feijão e outras leguminosas (ervilha, lentilha, grão de bico), palmito, ameixa seca, frutas na forma natural, verduras e legumes.

 

beberagua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *