Reconhecida e incentivada pela Organização Mundial da Saúde, a Naturopatia Clínica Científica preocupa-se com a saúde integral do ser humano, aplicando princípios, métodos e técnicas das Terapias Naturais, Integrativas e Complementares, com a finalidade de manter, promover ou restabelecer a Saúde do indivíduo. Tais princípios estão presentes em todo o tratamento, desde a anamnese (interrogatório), até a avaliação e a determinação da natureza das enfermidades, visando promover o bem-estar, a saúde integral e a longevidade.

Naturopatia valoriza a integração e a interdisciplinaridade das áreas da saúde, as terapias naturais, como também a inata “sabedoria” do corpo humano, determinada pelos genes e a evolução da espécie, para auxiliar no restabelecimento da saúde. Enfatiza a doença como um processo, buscando combater as suas causas e estimulando a inerente capacidade de cura do organismo.

Do latim natura (natureza) e do grego pathos (doença,sofrimento),o termo Naturopatia, criado em 1895 pelo Dr. John Scheel, significa tratamento da saúde ou das doenças por meios naturais. O termo se tornou popular por intermédio do Dr. Benedict Lust, em 1902, quando ele cria em Nova York a primeira Escola Americana de Naturopatia e, em 1919, a Associação Americana dos Naturopatas.

naturopatia